Treino Com Balé – Saiba Porque Traz Mais Resultados

Compartilhe

Associar o treino com balé pode transformar a forma como você se exercita. Entenda agora porquê!

A técnica clássica da dança é diferenciada e bem específica, mas quando utilizada para trabalhar a musculatura, emagrecer, tonificar ou ganhar flexibilidade, o balé se mostra extremamente eficiente, podendo melhorar seu treino habitual de forma surpreendente.

Bailarinos do mundo todo já aplicaram seus conhecimentos acrescentando exercícios, posturas e outros elementos do balé em treinos tradicionais, e o resultado sempre foi positivo.

No Brasil, o nome mais popular para entender essa junção é o ballet fitness, mas saiba que existem métodos com outros nomes para a mesma fórmula, como ballet blend e ballet funcional.

Portanto, o treino com balé se tornou uma modalidade que trabalha o corpo inteiro utilizando elementos do balé clássico para potencializar

Quando eu vi o ballet fitness pela primeira vez, entendi que utilizava muitos exercícios da ginástica funcional, mas, como sou bailarina, percebi muito rápido que a técnica clássica estava agregando ingredientes extremamente eficientes, trazendo resultados mais rápidos e duradouros em pessoas “normais”.

Portanto, o ballet fitness pode se parecer com a ginástica funcional à primeira vista, por causa das séries de abdominais, flexões de braços e outros exercícios no chão, mas ao incluir posições e ‘passos de balé’, outros motivos e sistemas são acionados.

Além da necessidade da atividade física em si, os motivos que levam muitas mulheres a praticar a modalidade são variados: a nostalgia de ter feito ballet na infância, a vontade de experimentar a técnica no corpo pela primeira vez, a identificação com corpos mais esbeltos e harmoniosos.

Para quem quer emagrecer e almeja aquele corpo de bailarina forte, ágil e gracioso, os treinos são totalmente adaptáveis para frequências mais intensas. À medida em que você avança e condiciona o corpo, pode aumentar a dificuldade, o repertório e a intensidade dos exercícios.

Por ser o ballet clássico uma arte do corpo centenária, comprovada pelos bailarinos, não restam dúvidas de que o ballet fitness possui um grande diferencial como atividade física.

Alguns fomentadores da modalidade, fundadores de marcas com treinos presenciais e online, possuem muitos fãs que os seguem, e esse número tem aumentado à cada ano. O sucesso se deve à comprovação de resultados e ao aumento do prazer com exercícios físicos envolvendo pequenos desafios da técnica clássica. 

prazer do ballet fit

| O balé se mostrou eficaz para potencializar aptidões e capacidades físicas em diversos segmentos.| 

Dentro da modalidade que une o balé com outros métodos de trabalho corporal, há diferentes abordagens que trazem apelos diferentes, mas em sua essência são bastante parecidas no que diz respeito à combinações, posições e repetições de exercícios.

No site da criadora do Ballet Beautiful, Helen Bowers, treinadora da Natalie Portman para o filme Cisne Negro, há uma definição um tanto interessante para o treino com ballet: “artístico, atlético e atingível”.

Características do treino com balé

Como eu pratiquei clássico dos 3 aos 30 anos, e me tornei profissional, posso enumerar algumas qualidades que eu sei que o ballet traz para o corpo, mas isso não significa que todos esses pontos sejam realmente trabalhados em todas as aulas de ballet funcional.

As características do treino com balé são exemplificadas aqui para você conhecer alguns pontos importantes que a técnica pode proporcionar no desenvolvimento de capacidades físicas como maior consciência corporal como um todo.

Leia também Balé ou Ballet? (O link abre uma nova página)

Quando bem utilizada, a técnica clássica pode englobar recursos propulsores para melhora do corpo e das funções cognitivas. Mas não podemos garantir que determinada aula, alcance os benefícios do ballet clássico descritos abaixo.

Até porque, muitas variáveis estão somadas ao se montar uma aula de ballet fitness como formação clássica do professor, tipo de público, objetivos traçados e vontade da praticante.

De qualquer forma, mesmo as posições mais básicas do ballet acionam cadeias musculares profundas, além de exigirem maior controle corporal.

As consequências são uma alinhamento gradativo e habitual da coluna vertebral, mais disposição, agilidade e equilíbrio interno e externo.

Diferenciais do Treino com Balé

treino com balé

  • Trabalho com partes do corpo difíceis de serem acessadas em treino tradicionais
  • Revezamento estratégico entre ritmos lentos e rápidos,
  • Isometria,
  • Explosão muscular para agilidade,
  • Controle do eixo corporal,
  • Fortalecimento dos músculos centrais como abdômen e costas
  • Uso da coordenação motora
  • Memória
  • Maior percepção dos limites corporais
  • Mais consciência do ‘funcionamento’ e localização dos músculos
  • Sensação de prazer e dança ao fluir e coordenar braços e pernas
  • Melhora do ritmo interno
  • Apreciação da música clássica (caso seja utilizada)

É um treino para definir a musculatura, emagrecer e queimar gordura, mas ele vai muito além disso e traz benefícios que você nem imaginava.

Algumas pessoas comentam sobre os efeitos psicológicos que sentem ao praticar o balé com objetivos funcionais, como melhora no estresse, diminuição da ansiedade e maior controle emocional.

Sendo propício para diversas idades e condições, é possível alcançar os resultados esperados em alguns meses, às vezes até semanas, dependendo do seu grau de aptidão física e determinação.

Ótimo! Para você que não é bailarina e quer ter um corpo definido, ou quer fazer uma atividade física “diferente” para manter a saúde, ou até mesmo para quem quer se aventurar no mundo da dança clássica.

Leia também – Benefícios da Dança No Ballet Fitness – Entenda a Mágica

Se ainda não se convenceu de que o ballet fitness pode ser uma atividade efetiva e prazerosa, se proponha a encontrar uma orientação segura e motivadora para seguir um treino experimental.

Eu fui “abduzida” pela técnica clássica e sei que ela é capaz de nos desafiar a conseguir mais e mais. O corpo responde de maneira diferente a cada dia e somos motivadas a praticar tudo com perfeição.

Após um tempo, irá sentir melhora na qualidade de vida, e isso, não tem preço!

Entre em contato para praticar ballet fit em casa. 

botao treino ballet fitness em casa

Deixe um comentário

Chame no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: