Ballet Fitness Rio de Janeiro

Compartilhe

 

O Ballet Fitness no Rio de Janeiro possui muitas variações como o Ballet Pilates ou o Funcional. No geral, são técnicas que misturam o balé com métodos de trabalho corporal diferenciados. Ótimas opções para quem quer encontrar uma nova atividade física, ou sair da mesmice das academias.

Nessa intersecção de métodos, a modalidade se destaca por utilizar a dança, mais precisamente o ballet clássico, para alcançar resultados de forma única.

Como o ballet fitness se popularizou no Rio de Janeiro?

Ele se popularizou entre as mulheres que nunca fizeram balé clássico, principalmente depois de uma série de reportagens e fotos mostrando atrizes e apresentadoras usando meias, collants e sapatilhas, provando que qualquer pessoa poderia experimentar a arte, agora, com o objetivo de malhar o corpo.

Além disso, a cidade tem um longo relacionamento com os gêneros e, sempre em busca de saúde e corpo bonito, as cariocas aproveitaram o movimento.

Porque experimentar a modalidade?

Se você sentiu vontade de ver como essa aula funciona, ou está curiosa para ver os resultados, o melhor caminho é colocar na prática.

No final, o corpo pode nos surpreender e podemos encontrar uma nova forma de manter a saúde e o bem-estar.

No entanto, o único jeito de saber se será bom para você ou não, é fazendo.

Por isso experimentar é o caminho mais curto.

E o mais prazeroso também porque, de qualquer forma, você estará fazendo um bem a si mesma. Seguindo em frente ou não, você já terá dado um passo à frente.

Às vezes é preciso se dar essas chances… às vezes é preciso fazer mais pela própria saúde.

Você e o seu Corpo

Quando começar os exercícios, além de tentar fazer da melhor maneira possível, é bom lembrar que o corpo sempre manda. E você precisa estar sempre atenta aos sinais.

Verá que uma leve dor muscular pode ser muito compensadora. A dor só mostra que o músculo foi trabalhado e amanhã, ele estará mais forte.

Se sentir dor nas articulações, nos joelhos ou coluna, por exemplo, você deve parar.

Assim, deve sempre se conectar com o que o seu corpo está dizendo. Ouvir, sentir e cuidar.

O balé fitness tem uma vantagem sobre a ginástica tradicional:

A vantagem é que o clássico é uma técnica eficaz e comprovada para o fortalecimento e flexibilidade do corpo como um todo, que ajuda o tronco na sustentação da coluna além de diversos pontos positivos.

Se não fosse comprovada, os bailarinos não teriam pernas fortes e corpos delineados.

As aulas de ballet, que preparam os bailarinos, contém uma série de posições que são aerodinâmicas, como na Física, precisam ajudar a compensar o peso do corpo para se manter no eixo.

Além disso, é preciso uma espécie “de cálculo” entre o peso da perna que está fora do ar, o impulso que será dado e as posições dos braços e do tronco, para a execução de um passo.

Ou seja, as partes do corpo se harmonizam em busca de equilíbrio e deslocamento durante um movimento.

A isometria é a técnica utilizada no ballet para a sustentação de pernas dos bailarinos, assim como, para conquistar o maior tempo possível na “meia ponta” (relevé), que é o apoio no metatarso com o calcanhar levantado.

Durante o relevé você pode ouvir: “Estique os joelhos suavemente para manter o apoio. Pressione o chão e eleve a coluna em direção ao topo da cabeça. ”

Outro ponto positivo herdado do balé é o fortalecimento do abdômen. Ele é muito importante para o eixo e sustentação do tronco. Por isso ouvia-se “ponha a barriga para dentro”, mas também queria dizer: “use os músculos do abdômen”.

Assim, a aula de ballet funcional, ou fitness, tem a vantagem de ter o treino dessa arte à sua disposição.

Um resumo sobre a dança clássica na cidade

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O Rio ganhou a primeira escola de dança do país, em 1931 – Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Mais tarde, a escola e o corpo de baile do Theatro Municipal se uniram para formar o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje dirigido por Ana Botafogo e Cecília Kerche.

O ballet não parou de crescer, e é reconhecido pela qualidade de suas escolas no país todo.

Muitos bailarinos cariocas estão trabalhando fora do país, caso queira conhecer pesquise “bailarinos cariocas” no Google. São vários exemplos de sucesso, muitas vezes marcados pela luta e pela vitória.

Porém, com as turbulências políticas do último episódio que marcou a história do país, o Ballet do Theatro sofreu e sofre de apoio. Mesmo assim, os corpos se uniram para uma apresentação épica: Carmina Burana.

Caso não saiba, o ballet fitness no Rio de Janeiro é forte justamente porque a cidade possui uma longa história nessa arte e possui grandes mestres e bailarinos. Assim, é garantido que você encontre bons profissionais e ótimas aulas para deixar seu corpo novo em folha.

Comece hoje mesmo. Aproveite a oportunidade e mude de corpo e de vida!

Entre em contato conosco para conhecer um treino online inovador, personalizado e com total acompanhamento, onde você poderá praticar o treino de ballet no conforto da sua casa!

 

Deixe um comentário

Chame no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: