Ballet Fitness Belo Horizonte

Compartilhe

 

O ballet fitness é um treino que reúne a base clássica da dança com exercícios funcionais e possui muitas variações como Ballet Funcional, Ballet Build ou Power. A modalidade que promete queimar até 750 calorias em uma aula, virou sucesso entre as mulheres de todas as idades.

O ballet fitness em BH virou moda e até entre as blogueiras da cidade, que começaram a compartilhar suas aulas, roupas e rotinas diárias.

Tradição do ballet em Belo Horizonte

Grupo Corpo

A cidade se destaca no cenário da dança. Possui uma evolução histórica interessante, e mostra que a arte e o fitness tem um papel importante na cultura e na saúde.

Uma das pioneiras a trazer a dança para Belo Horizonte foi Natália Lessa, em 1934. Responsável por formar diversos profissionais, ela chegou a ter mais de cem alunos em sala de aula.

Suas aulas eram ecléticas e baseavam-se em ritmos, ocupação do espaço, movimentos de braços e musicalidade.

Além de pioneira, Natália inovou com suas próprias investigações. Além de fomentar apresentações em diversos locais e festivais de dança que aconteciam no antigo Teatro Municipal.

A primeira escola de dança clássica foi fundada em 1948, o Ballet de Minas Gerais, por Carlos Leite.

Depois disso, a categoria se expandiu a tal ponto que o próprio estado de Minas Gerais foi considerado o maior polo de produção em dança do país. Como explica Maria Clara Salles, diretora e fundadora do Centro Mineiro de Danças Clássicas:

“A vocação do mineiro para dançar é algo inacreditável”.

Outras referências importantes da cidade são O Grupo Corpo, companhia de dança de renome internacional e o Grupo 1º Ato, que iniciou suas atividades em 1988 e já recebeu muitos prêmios dentro e fora do Brasil.

Grupo 1º Ato – Foto: Guto Muniz

O treino de balé como alternativa

O treinamento que surgiu da junção entre o balé e o funcional, surgiu de forma muito natural, pois muitos profissionais buscavam alternativas para melhorar o condicionamento físico em detrimento da técnica clássica.

Depois a modalidade ganhou modelos mais estruturados e embasados, assim como uma grande variedade de métodos.

Por exemplo, o Ballet Pilates em São Paulo, com foco no corpo delineado e uso de aparelhos.

O ballet funcional no Rio de Janeiro, mais puxado para a ginástica.

E o Power Ballet em Curitiba e Florianópolis, voltado para queima de calorias.

O ballet fitness em Belo Horizonte pode ser encontrado em algumas versões, mas a finalidade de todos os métodos é proporcionar uma atividade física efetiva e prazerosa, quase “diferente”, mas que tonifique a musculatura, queime gorduras e favoreça o corpo como um todo.

Porém, a saúde física não foi só o que atraiu o público para a novidade.

Muitas pessoas, principalmente mulheres, que nunca puderam experimentar a arte do ballet, viram uma oportunidade de sentir na pele o velho sonho.

Visto que não é necessário conhecimento prévio na técnica_e não tem a função de formar bailarinas (os)_o ballet fit se tornou uma ótima alternativa para o público que quer inovar.

Melhorias que o ballet fitness oferece

  • Emagrece
  • Tonifica a musculatura do corpo todo
  • Melhora a postura
  • Diminui gordura localizada
  • Acelera o metabolismo
  • Beneficia a respiração
  • Amplia o equilíbrio e a destreza corporal
  • Gera prazer ao se exercitar
  • Aumenta o foco e a disciplina
  • Desperta elegância
  • Traz mais firmeza para qualquer movimento cotidiano

Em suma, são inúmeros benefícios comprovados, adquiridos rapidamente (em torno de 3 semanas já se notam os resultados).

Indicações

Por ser uma atividade física aberta, pode ser praticado por todas as idades, mas é indicado para maiores de 12 – 14 anos.

Não é necessário o uso de roupas específicas, contanto que a vestimenta seja confortável e adequada para execução dos movimentos.

A prática pode ser adequada também para bailarinos que desejam maior performance física, ou trabalho direcionado. Assim, é possível encontrar diversos níveis de aulas. O importante é começar.

Por isso, faça uma aula experimental e dê os primeiros passos.

Ballet fit é um presente para o seu corpo e sua mente!

Aproveite a qualidade dessa atividade física na sua cidade, pois você está em uma das capitais mais bem avaliadas em dança do país!

 

Deixe um comentário

Chame no WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: