Ballet Fitness em Porto Alegre

 

Conheça o novo treino online completo de Ballet HIIT, uma nova modalidade única e exclusiva no Brasil. Se inscreva para receber mais informações.chamada treino online ballet hiit

 

Entre em contato para saber onde praticar ballet fitness em Porto Alegre.

O ballet fitness em Porto Alegre, como diz a professora Greice Cardoso:

foto da aula de ballet fitness em porto alegre

É uma ótima opção para iniciar porque o ballet fitness não exige a complexidade do ballet clássico, é mais repetição e fácil de alcançar os objetivos.

Nessa aula você vai usar barra e sapatilha, a ideia é unir os movimentos delicados do ballet com exercícios de força e resistência. A promessa da aula é suar e tonificar!!

A aula dura em média 40 a 50 minutos e começa com um bom alongamento, afinal irá exigir muito da musculatura. Por isso, em pouco tempo o pessoal já está suando porque a aula funciona em forma de circuito.

Depois do alongamento, a aula começa na barra para trabalhar pernas e glúteos. Mas também busca o alinhamento da coluna e as posições corretas dos pés e braços que passam pela técnica clássica. A barra é fundamental para encontrar o equilíbrio e os pontos de apoio do corpo.

Outra parte da aula é no chão, onde são feitos exercícios mais localizados para o abdômen, braços e peitoral.

Algumas academias utilizam outros nomes e pequenas diferenças no método como Ballet Funcional, que é uma variação do método do ballet workout, mas você pode encontrar o ballet fitness em Porto Alegre através dessas variações.

Vantagens do método

A aula usa o peso do próprio corpo, repetição e concentração.

Trabalha todos os grupos musculares, e através da repetição, exige bastante resistência, e por ser em circuito sem intervalo, você acaba tendo um gasto calórico maior.

A grande vantagem é que a dinâmica da aula é feita para ganhar massa muscular, perder peso e ganhar postura através dos movimentos clássicos.

“Acho a aula extremamente difícil, exige bastante concentração e trabalha todo corpo. E eu adoro, é muito legal.” – Glaucia Ferraz, aluna de ballet fitness em Porto Alegre

Outro grande trunfo que o método proporciona é ter que “pensar” em todas as partes do corpo, ou seja, é necessário sentir em detalhes tudo o que você está fazendo, como a posição dos pés, por onde os movimentos passam, o encaixe do quadril, o alinhamento dos braços, da coluna e da cabeça.

Por isso, o ballet fitness também é recomendado para ganhar maior consciência corporal, agilidade e harmonia nos movimentos do corpo.

Diferencial do Ballet Fitness Porto Alegre

vista da cidade Porto Alegre

A capital possui uma forte influência e continuidade do ballet clássico em sua história.

A primeira apresentação de que se têm registro ocorreu no Teatro São Pedro em 1920. Considerada pioneira, Lya Bastian Meyer, nascida em Porto Alegre, em 23 de janeiro de 1911, começou com aulas de ginástica rítmica e depois se enveredou para o mundo da dança, especializando-se na Europa.

Quando voltou, fundou a Escola de Bailados Clássicos e, mais tarde, tornou-se diretora da Escola Oficial de Dança do Theatro São Pedro.

O primeiro bailarino do Rio Grande do Sul, João Luiz Rolla, nascido em 1912, dedicou mais de 50 anos à dança clássica e recebeu o prêmio Troféu Quorpo Santo da Câmara de Vereadores de Porto Alegre em 1989.

Estas são apenas menções e relances da história do ballet em Porto Alegre para ilustrar seu passado remoto.

Porto Alegre tem a maior concentração urbana da região Sul. A mescla de povos que a constituiu resultou do encontro de povos indígenas, europeus e africanos, caracterizando uma ampla gama de culturas bem enraizadas.

Na herança cultural do Rio Grande do Sul, a dança tem destaque, cativando as crianças desde a primeira infância.

teatro cultura

Hábitos culturais e prática de exercícios físicos em Porto Alegre

Uma pesquisa feita pela JLeiva sobre os hábitos culturais em 12 capitais brasileiras, apontou que Porto Alegre tem um alto índice cultural para diversos segmentos.

Hoje vemos muitas academias de dança na cidade, tanto novas quanto aquelas mais tradicionais com quase 50 anos de existência.

Em compensação, uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2015 mostrou que Porto Alegre é a cidade com o menor número de praticantes de atividades físicas da região sul. O maior indício para esse resultado é a falta de afinidade com práticas tradicionais como musculação, ginástica e outros.

Por esse motivo que o ballet fitness em Porto Alegre acabou se tornando uma boa opção para aquelas pessoas que buscavam outras alternativas.

Juntando esses dois panoramas podemos entender porque essa modalidade conquistou a capital, tanto pela necessidade de mais opções de atividades físicas quanto a paixão pelo ballet, que acabaram se mostrando uma mescla ideal.

Aproveite a oportunidade!

Obs: Estamos fechando parcerias, em breve o melhor do ballet fitness Porto Alegre você encontra aqui. Salve em seus favoritos ou assine a nossa newsletter. 

Fontes:

WOLFF, S. S; VITIELLO, J. Z; & HAAS, A. N. Trajetória e Permanência do Ballet em Porto Alegre: Considerações Somáticas sobre seu Ensino e Prática na Contemporaneidade. Disponível em: <www.portaldanca.org.br/index.php/anais>

KILPP, C. E. & GOELLNER, S. V. Fragmentos da memória da dança do Rio Grande do Sul: a arte de João Luiz Rolla. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd115/danca-do-rio-grande-do-sul-joao-luiz-rolla.htm>

Deixe um comentário

WhatsApp chat