Livros

Livro Contos do Balé

Contos do Balé

Para dançar balé não basta saber os movimentos de cor e salteado. É preciso se apaixonar pela história, e vivê-la na ponta dos pés. A crítica e bailarina Inês Bogéa reconta cinco das principais coreografias do repertório de todas as companhias de dança clássica: A menina mal olhada, Giselle, Coppélia, O lago dos cisnes e Petrouchka.
O livro traz um palco de palavras, em cativantes narrativas. Notas laterais recuperam a origem dessas histórias - curiosidades sobre as primeiras apresentações nas cortes, os músicos que se debruçaram para criar as melodias e artistas que revolucionaram a dança, no Brasil e no exterior. As mais de setenta imagens de grandes montagens também narram, de forma visual, a trajetória desta arte. No apêndice, informações precisas sobre a evolução da dança e de elementos como o tutu e a sapatilha, além de minibiografias de dançarinos importantes. Para ficar na ponta da língua de todos aqueles que apreciam um bom espetáculo.

4/5

Ballet: Fundamentos e técnicas

Esta obra pode ser adotada tanto no cenário acadêmico como na prática de escolas de dança particulares, pois prepara o aluno para iniciar-se nesse envolvente universo.
O ballet é uma dança clássica ocidental com mais de quatro séculos de história. Sua essência é a técnica, que evoluiu com a contribuição de dançarinos e coreógrafos ao redor do mundo.
Este livro proporciona a qualquer pessoa a oportunidade de experimentar a graça e a beleza do ballet, pois oferece recursos para o desenvolvimento da técnica, o aperfeiçoamento da maestria e a apreciação por essa arte performática.

5/5

Os Anjos de Apolo

Durante mais de quatrocentos anos, a arte do ballet tem estado no âmago da civilização ocidental e as suas tradições funcionam como um registo do nosso passado.
Uma bailarina a dançar a Bela Adormecida é um elo numa longa cadeia de dançarinos que remonta à França e á Itália do século XVI. Os seus movimentos graciosos evocam um mundo de cortes, reis e aristocratas, mas os seus passos e gestos também estão marcados pelas mudanças drásticas na dança e na cultura da época.
O ballet foi moldado pelos seus tempos: pelo renascimento e o classicismo, pelo iluminismo e o romantismo; pelo bolchevismo e modernismo, mesmo pela Guerra Fria. Nesse sentido, Os Anjos de Apolo é também a primeira história cultural do ballet. O ballet é único: não tem textos escritos nem uma notação padronizada, ao contrário da música, por exemplo.
É uma arte de contar histórias que é transmitida de mestre para aluno, e os seus passos não são apenas passos – são um documento vivo de cultura e tradição.
Embora a linguagem do ballet seja partilhada por dançarinos em todo o mundo, os seus intérpretes foram desenvolvendo escolas nacionais distintas – francesa, italiana, dinamarquesa, russa, inglesa e norte-americana –, com tradições e expressões próprias, muitas vezes resultantes de convulsões políticas ou rupturas culturais.

5/5
Livro Condicionamento físico para dança: Técnicas para a otimização do desempenho em todos os estilos 

Condicionamento físico para dança: Técnicas para a otimização do desempenho em todos os estilos 

As técnicas inovadoras e comprovadas deste livro, que ensinam a trabalhar os músculos por meio de movimentos semelhantes aos empregados na dança e a incorporar o poder da mente no treinamento, irão ajudá-lo a expressar todo o seu potencial físico e artístico à medida que proporcionarão:
- fortalecimento dos músculos utilizados na dança, por meio de exercícios com faixas elásticas;
- melhora do equilíbrio e liberação da tensão por meio de divertidos execícios com bolas;
- desenvolvimento de potência nas pernas e no tronco, que se refletirá em saltos mais altos e piruetas mais centradas;
- pliés mais profundos, extensões e rotações externas aprimoradas e maior elevação de pernas sem aplicar tensão;
- aumento da flexibilidade por meio de toque, consciência de movimento e imagens mentais. Condicionamento físico para dança apresenta 170 ilustrações, acompanhadas de 160 exercícios e um programa de treinamento que o ajudarão a atingir um maior condicionamento mente-corpo.

5/5
Livro Anatomia da dança

Anatomia da dança: Guia ilustrado para o desenvolvimento de flexibilidade, resistência e tônus muscular

Anatomia da dança tem o objetivo de apresentar de maneira clara a relação única entre o desenvolvimento dos músculos e a estética do movimento.
Este livro ensina a modificar os exercícios propostos de modo a atingir áreas específicas, aprimorando a flexibilidade e reduzindo a tensão nos músculos.
Além disso, mostra ao leitor como personalizar um programa de treinamento tomando por base seu estilo de dança, suas habilidades e metas, bem como suas necessidades individuais.
Quer você esteja buscando melhorar seu desempenho, acrescentar novos movimentos ao seu repertório ou minimizar a fadiga, o estresse ou o risco de lesão, Anatomia da dança é seu parceiro ideal.

5/5
Livro O garoto do cachecol vermelho

O garoto do cachecol vermelho

Uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance. Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão.
Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém, suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo.
De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho. Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.

4.6/5

Corpo do Mundo: Criações, raízes e caminhos improváveis na poética do movimento

"O corpo é onde a nossa mais profunda verdade é vivida e compartilhada".Essencial para todos que praticam ou apreciam a arte da dança e o teatro "Corpo do Mundo" é o aguardado livro de Lina do Carmo.
A autora aproveita sua autobiografia para transmitir didaticamente, ao mesmo tempo que informalmente, história, filosofia e prática sobre a dança e a expressão teatral do movimento.
Lina conta detalhes sobre sua evolução como artista, de como consolidou sua carreira internacional, seus trabalhos e performances mais marcantes que vão dos palcos Europeus à aldeia dos índios Karajá, passando por televisão e cinema. Também conta em detalhes sua permanente busca por aprimoramento e autoconhecimento, importante não apenas na arte mas em todas facetas da vida."Através da linguagem do próprio corpo que se transforma nas diversas faces do movimento, a dançarina viajante terminará por entender seu destino" Lina do Carmo

0/5
Livro Ballerina Project

Ballerina Project: Ballerina Photography Books

Com mais de um milhão de seguidores no Instagram, o Ballerina Project possui a maior rede de seguidores do mundo no ballet e se tornou um fenômeno online.
Criado pelo fotógrafo Dane Shitagi, de Nova York, durante dezoito anos, o Ballerina Project se tornou o arquivo fotográfico mais significativo, único e criativo de bailarinas de renome no mundo.

0/5
Livro Cachorros não dançam balé 

Cachorros não dançam balé

Filé não é um cachorro como os outros.
Apesar de muito fofo e leal ele não tem hábitos típicos dos cães, na verdade, ele é bem diferente de todos. Nada de fazer xixi no poste, ficar se coçando ou beber água da privada.
Ele gosta é de apreciar o luar, ouvir música e de andar na ponta dos pés.
Filé jura que não é um cachorro... mas sim uma bailarina! Um livro muito divertido, um humor sem igual, e uma bela lição sobre como os sonhos de cada um devem ser perseguidos mesmo quando parecem ser algo impossível.
• Cachorros não dançam balé é leitura constantemente recomendada.
O livro foi escolhido recentemente pela Prefeitura do Rio de Janeiro para o programa Minha primeira biblioteca.

5/5

Balés Ilustrados: Uma Enciclopédia Para Dança Clássica

Regina Kotaka, atual maître de dança da maior companhia de dança do Paraná é autora do livro didático mais procurado no Brasil!!! Após a 1ª edição ter esgotado rapidamente. Traz o passo a passo ilustrado dos principais termos usados no balé clássico.
Regina Kotaka, que atuou por 25 anos como bailarina principal da maior companhia de dança do Paraná e uma das mais importantes do país, o Balé Teatro Guaíra, que já foi solista em Portugal e na Alemanha, fala que a ideia do livro é dar aos estudantes e apaixonados por balé no Brasil suporte teórico inédito, pronto para ser usado por professores em sala de aula ou então explorado em casa por alunos e pais.
O livro colorido de 312 páginas traz ilustrações de passos e sequências de dança feitas pela própria artista, que, além de bailarina, é ilustradora infantil.

5/5

Deixe um comentário