Ballet Fit Entrevista: Thais França – Bailarina e Personal Trainer

 

Thais França de frenteAcompanhe a entrevista com a super bailarina e personal trainer Thais França. Ela conta um pouco da sua história e responde a várias perguntas sobre o Ballet Fit.

O Ballet Fit Online a convidou para ser instrutora do curso online de ballet fit, depois de uma longa pesquisa entre os profissionais da área, para escolher aquele que mais atendesse ao padrão de qualidade do qual estávamos buscando.

Ela não só se mostrou a mais capacitada para ensinar, como também para criar uma metodologia própria, com o que há de melhor entre o ballet clássico e o condicionamento físico.

Como você pode verificar na entrevista abaixo, a Thais foi bailarina das melhores companhias de dança do país, é formada em educação física e já fez diversos cursos de formação em metodologias que unem a dança clássica com outros tipos de atividades físicas como a ginástica funcional e o Pilates.

Agora ela está se dedicando mais do nunca a fazer o que ama: ajudar e transformar pessoas. Assim, resolveu atender pedidos e responder dúvidas de alguns dos seus mais de 20 mil fãs no Instagram, através dos seus programas especiais como o Transforma15, um treino para emagrecimento, e o canal no YouTube _Conversa de Camarim.

O treino de Ballet Fit Online é uma união de tudo aquilo que ela sabe fazer melhor, um “mix dos seus talentos”. Um treino fantástico que vai do iniciante ao avançado, para você inovar a forma como se exercita. Assista ao trailer agora:

Entrevista com Thais França sobre Ballet Fit

1 – Thais, fale um pouco a sua formação e experiência profissional.

Thais França dançando TMSP

Nasci em Sete Lagoas/ MG. Iniciei meus estudos de dança aos 11 anos de idade no Expressar Stúdio de Dança.

Sou formada em dança pelo curso profissionalizante do Centro de Formação Artística (CEFAR/Palácio das Artes – BH/MG) em 2003.

Sou Graduada em Educação Física (Licenciatura/Bacharelado) pelo Centro Universitário Estácio Uniradial – SP, e atuo como personal trainer na cidade de São Paulo.

Atuei na Cia Mineira de Danças Clássicas e no Ballet Jovem do Palácio das Artes, todos em Belo Horizonte- MG.

Entre 2003 e 2005 dancei na Cia Mário Nascimento no espetáculo “Escambo”, onde recebi o Prêmio Usiminas/Sinparc 2004 como Bailarina Revelação.

Em 2005 ingressei no Balé do Teatro Castro Alves (Salvador – BA).

Em setembro de 2007 retornei à Cia Mário Nascimento onde permaneci por mais dois anos.

Em 2009 entrei no Balé da Cidade de São Paulo, onde fui bailarina durante 9 anos.

2 – E porque você se interessou em cursar Educação Física?

Adoro trabalhar com promoção da saúde e qualidade de vida, através da Educação física, consigo realizar sonhos e transformar pessoas.

3 – Quais foram as principais mudanças que ocorreram em sua carreira como bailarina profissional depois da sua formação em Educação Física?

Compreendi melhor como o meu corpo funcionava e como eu poderia usar do meu conhecimento para desenvolver minhas habilidades na dança. Logo em seguida me tornei personal trainer e conseguia ver resultados surpreendentes nos meus alunos usando as duas áreas.

Bailarino tem um grande diferencial quando o assunto é corpo e movimento, então me aperfeiçoei.

4 – Quais são suas outras formações ou cursos que conversam com as duas áreas?

Tenho formação em treinamento funcional, Piloxing, FitDance, Ballet Fitness, Ballet Pilates e inúmeros cursos em congressos de Educação Física, tanto na parte de atendimento ao cliente, quanto na parte científica.

Todo curso realizado é absorvido o melhor e levado para os meus alunos.

Thais França piloxing

5 – No caso do Ballet Fit, você acredita que há muita diferença entre uma professora formada em ballet clássico, com experiência profissional, daquelas que possuem apenas o conhecimento básico?

Experiência na área é fundamental, mas acima de tudo conhecimento do que se ensina. Viver o balé no próprio corpo, para saber ensinar da melhor maneira possível, além de didática e ética.

6 – Ou seja, para se tornar uma instrutora de Ballet Fit é necessário saber ballet?

É necessário ter experiência, saber por onde parte cada movimento, ter conhecimento corporal. Como vou ensinar se não sei fazer? Esse é o grande problema de alguns cursos por aí!

7 – E para quem quer praticar a modalidade?

Aí que entra o profissional competente que irá ensinar, pois para praticar não precisa saber o balé clássico, pois os passos serão ensinados da melhor maneira possível, com didática. Por isso podemos dizer que o Ballet Fit é para todos!

8 – Quais são os principais requisitos para quem deseja praticar Ballet Fit?

Amor a dança e a exercícios físicos de maneira prazerosa e dinâmica. Pessoas que querem resgatar um sonho antigo de ser bailarina ou já foram e querem se exercitar por saber os benefícios proporcionados no corpo.

9 – É recomendado a partir de que idade?

A partir dos 15 anos de idade, onde a pessoa já tem maior conhecimento corporal.

10 – Na sua opinião, quais são os maiores benefícios para quem pratica Ballet Fit?

Adquirir tônus muscular, melhorar condicionamento cardiorrespiratório, melhorar postura, trabalhar o corpo todo em todas as aulas, além de poder realizar à vontade ou sonho de ser bailarina podendo realizar os treinos onde e quando quiser.

11 – O treino com ballet serve para perder peso ou para ganhar massa?

foto artistica Thais França

Como os treinos são exercícios de ballet e exercícios HIIT, eles possuem como característica tonificar o corpo, acelerar o metabolismo e queimar gordura, ficando com aquele corpo esbelto de bailarina. Aquela capa de gordura irá diminuir deixando o músculo mais aparente, mas não tem característica de ganhar massa e sim de transformar gordura em massa magra.

12 – No caso de uma pessoa magrinha, ela pode focar apenas em tonificar e ganhar musculatura praticando Ballet Fit?

Sim, mesmo as magrinhas precisam de treinos específicos para tornear os músculos e neste tipo de treino, os resultados são rápidos.

13 – Uma pessoa com mais de 40 anos, e que esteja acima do peso, você recomenda um treino diferenciado ou a sua metodologia abarca esse biotipo?

A metodologia do Ballet Fit contempla todo tipo de pessoa. O que falo o tempo todo em programas online é que cada pessoa precisa conhecer o próprio corpo e seus limites, sabendo que o resultado não vem da noite para o dia e que precisamos ter progressividade.

14 – E quem não possui nenhuma flexibilidade, pode praticar?

fotos exemplos de flexibilidade com Thais França

Pode sim! Não teremos exercícios específicos para desenvolver a flexibilidade, mas teremos aula de alongamento e os próprios exercícios já farão com que o aluno melhore esta condição.

15 – Já encontramos aulas dessa modalidade que começam com exercícios “pesados”, qual é a importância do aquecimento e como ele acontece na sua metodologia?

Possuímos uma aula aquecimento que é indicada para ser realizada sempre antes das aulas principais, nela iremos lubrificar as articulações, elevar a frequência cardíaca gerando calor corporal, preparar o corpo de maneira eficaz para todos os exercícios que virão.

16 – Existe uma frequência ideal para as aulas de Ballet Fit surtirem efeito ou depende de outros fatores?

As pessoas menos treinadas, podem começar 2 vezes por semana até o corpo estar apto para aumentarmos esta frequência, mas indico no mínimo 3 para pessoas que já praticam algum exercício físico.

17 – Quem pratica a sua metodologia de Ballet Fit passa a conhecer mais a técnica do Ballet Clássico e pode até “se sentir dançando”?

treino online de ballet fitness com Thais FrançaCom certeza!! No programa tem aulas curtas de ballet clássico, aulas que ensinam as posições de braços e pernas, além de passos, tudo para que o aluno se sinta familiarizado com o ballet clássico e possa fazer os exercícios aproveitando ao máximo este momento. É aquela aula pra você se sentir leve e dançante como uma bailarina, sem perder o poder dos exercícios localizados. Uma combinação perfeita!

Tire suas dúvidas sobre requisitos necessários para fazer o treino, benefícios e outras questões.

Deixe seu comentário ou suas perguntas, a Thais e nós da equipe do balletfitonline.com teremos o maior prazer em responder.

 

Deixe um comentário

WhatsApp chat