Prática do Ballet Clássico Todas As Idades – Guia de Benefícios Completo

beneficios do ballet classico

Vamos explorar nesse artigo todos os benefícios do ballet clássico. Um guia completo para você se inspirar ou inspirar seus filhos.

Pois saiba: nunca é tarde para começar e colher todos os frutos dessa modalidade bela e fisicamente eficiente.

Leia também sobre ballet adulto.

Acontece que na maioria das vezes, achamos que o ballet clássico deve ser iniciado quando somos crianças, mas a verdade é que hoje podemos conhecer diversos exemplos de pessoas que estão se beneficiando da prática, mesmo que não tenham tido tempo e oportunidade de se desenvolver profissionalmente.

Por incrível que pareça, ainda hoje vemos pais resistentes quanto à prática do ballet clássico.

Talvez porque não seja uma profissão muito difundida e não tão bem remunerada, ou simplesmente porque não sabem quais são os verdadeiros benefícios do ballet clássico.

O fato é que deixam de olhar para o chamado interno da criança, ou mesmo do adolescente, quando sente uma forte vontade de aprender ballet, perdendo a oportunidade de oferecer algo único e especial na vida dos seus filhos. 

Assista a esse curto vídeo e veja o entusiasmo dessas crianças super fofas. Já é possível notar os efeitos do envolvimento que a aula proporciona e enxergar a mágica acontecendo. É surpreendente! Veja com exclusividade aqui (ative a legenda). Aproveite para se encantar com as pequenas. Assista agora:

O que normalmente acontece é que os pais acabam priorizando outras atividades como esportes, aulas de música ou inglês e informática, e ninguém questiona se há benefícios nisso ou não. Mas, e o ballet (ou balé) o que ele poderia proporcionar afinal?

 

O que podemos dizer a respeito da prática do balé?

A dança é uma prática completa para o desenvolvimento de meninos e meninas, e eles podem começar bem cedo.

 

beneficios do ballet

━━━━━━━ •♬• ━━━━━━━

Iniciando com o Ballet Clássico, as crianças podem, mais tarde, optar por outros estilos, como sapateado, hip hop, jazz, etc, onde encontrarão facilidade por já terem desenvolvido as habilidades básicas que são requeridas em todos os tipos de dança.

Um dos benefícios do ballet clássico é que ele pode aperfeiçoar a qualidade de movimento para todas as outras danças.

Crianças na idade de 4 ou 5 anos podem iniciar suas aulas de ballet, e para elas, estar em uma sala cheia de espelhos e barras é uma coisa nova e excitante! 

Alguns dos benefícios do ballet clássico no início na tenra idade são:

  • Aprender a seguir instruções;
  • Aprender, desenvolver e beneficiar-se do senso de disciplina;
  • Desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, e como controlar o corpo em movimento;
  • Manter-se ativos com a prática de exercícios físicos;
  • Familiarizar-se com as atividades em grupo, socialização.

Os ensinamentos são rapidamente absorvidos pelas crianças mais novas, assim, quando uma criança inicia no ballet à tenra idade, ela está não somente aprendendo uma arte valiosa, mas também preparando-se para a vida que está à sua frente.

Entretanto, este é apenas o começo. À medida que a criança continua dedicando-se, outros benefícios do ballet clássico afloram, especialmente quando se torna adolescente, em sua fase juvenil:

  • Desenvolve músculos alongados e fortes, e boa postura com a prática do balé;
  • Obtém uma sensação de autoconfiança e conhecimento de seu corpo, e o que ele pode realizar;
  • Aprende a trabalhar para obter o que deseja com seu desempenho;
  • As habilidades adquiridas no ballet são úteis para os outros estilos de dança, se quiser praticar mais tarde;
  • Aprende boas noções de nutrição, apropriada para manter seu corpo em forma para a dança;

Nos meus muitos anos de experiência como professora, tenho como certo que, no caso das meninas, vê-se uma transformação fabulosa quando elas estão na faixa entre os 11 e 13 anos de idade, que é onde as mudanças físicas e emocionais ocorrem rapidamente. É com essa faixa etária que mais gosto de trabalhar, pois elas respondem aos estímulos de maneira muito positiva.

Vejo claramente que, nas idades da juventude, o balé é muito mais do que apenas collants, meias e sapatilhas. Trata-se do desenvolvimento de habilidades através da dedicação e perseverança, um dos mais valiosos benefícios do ballet clássico.

Embora um background atlético ajude, você não precisa ser um profissional da dança para aproveitar todos os seus benefícios. Afinal, o
ballet é um excelente exercício físico.

Aqui está uma lista dos “top 10” benefícios do ballet clássico:

1 – Boa Postura

O Ballet ajuda a alcançar o alinhamento postural. Cada movimento requer um alerta de como você deve se transportar de uma posição à outra.

A boa postura adquirida vai permanecer por toda a vida! Quando chegam à idades mais avançadas, as bailarinas mantêm-se com porte ereto, eu mesma sou um exemplo disso, tenho 65 anos e minha postura é perfeita, modéstia parte.

2 – Aumenta a confiança

Começa com o desejo inato_ a atração pelo ballet_e continua no sentido de estabelecer metas realizáveis ao longo do caminho.

Durante a prática você se vê impelida a melhorar e aperfeiçoar sempre. Uma atitude que gera respostas em outros campos da vida, e um dia, vai se dar conta de que o benefício do ballet clássico que mais surpreende é esse: resiliência.

Por isso a confiança acaba sendo uma das dádivas de quem faz ballet, pois acaba indo muito fundo em si mesmo para conseguir o que deseja.

3 – Melhora a flexibilidade

A flexibilidade não é um pré-requisito para o ballet, ela pode ser obtida com a prática. Como o ballet envolve o alongamento estático e o dinâmico, fazer ambos contribuirá para a sua flexibilidade em geral.

4 – Desenvolve músculos e agilidade

Acredite ou não, o balé é uma combinação de treinamento de pilates e resistência. Também implica a coordenação da respiração ao longo das sequências de dança. Fazer pliés, saltos e rotações é usar seu próprio peso corporal para fortalecer todo o seu corpo.

A boa prática proporciona a integridade de movimentos precisos e suas habilidades motoras.

5 – Queima calorias

O peso corporal afeta a quantidade de calorias queimadas em uma aula de 90 minutos. Uma pessoa pesando 55 kg pode queimar cerca de 200 calorias a cada 30 minutos, resultando numa perda de 600 calorias por aula de ballet clássico e até 750 calorias por aula de ballet fitness.

6 – Consciência nutricional

Seja se você está fazendo ballet como hobby ou como atividade séria, você não quer se sentir inchado na aula. Portanto, estar atento ao que come, influenciará tremendamente sua experiência.

Uma dieta bem equilibrada nutre seu corpo com as coisas certas para complementar sua saúde interna e externa.

7 – Melhora o desempenho senso motor 

A capacidade de se equilibrar e reagir aos estímulos externos é indicativa de como estão ajustadas as suas habilidades senso motoras. Participar em um evento de balé aumenta essas habilidades envolvendo ambos os hemisférios do cérebro para uma aprendizagem coordenada.

8 – Estimula a função cognitiva

Semelhante ao aprendizado de um novo esporte, tornar-se proficiente no ballet desafia seu cérebro a sincronizar seus padrões com as expectativas.

Uma meta-análise descobriu que as intervenções de ballet e outras intervenções de dança foram medidas úteis para limitar a deficiência mental relacionada à idade, como a demência.

Pessoalmente posso lhes dizer que as pessoas que dedicaram bons anos de sua vida à dança, mantêm como parte de sua personalidade a busca incessante por superação, novos conhecimentos e desafios. Ou seja, mantêm-se vivas e ativas por muito mais tempo.

Posso dizer que colhi e colho todos os benefícios do ballet clássico até hoje!

9 – Alivia o estresse

Ballet deve ser fonte de prazer e treinar o seu corpo para conseguir formas que você não sabia que eram possíveis. Concentre-se em melhorar o que você pode em vez de se preocupar com problemas externos que você não pode mudar.

10 – Construir relações sociais

Participar de uma aula de ballet e interagir com seu grupo promove uma vida mais saudável. É uma ótima oportunidade para fazer amigos enquanto aprende e cresce, junto com novas experiências. Construir relacionamentos fortes reduz o risco de doença cardiovascular e doenças associadas .

Entende porque o ballet é inquestionavelmente bom para qualquer pessoa?

Não se trata somente de esteriótipos, baile de fantasias ou sonhos dourados. Se trata de um trabalho abrangente de desenvolvimento motor e de habilidades psíquicas que podem ser exercitadas em qualquer fase da vida!

ballet-adulto-beneficios

 

Outros benefícios do ballet clássico que podemos mencionar:

🎼 – sensibilidade à música;

🙅 – coordenação motora;

😎 – habilidades de observação do em torno, incluindo pessoas, movimento e espaço;

🙋 – aumento da percepção do eu corporal;

💃 – melhora do ritmo 

🙇 – melhora e treino da memória;

👋 – consciência corporal;

🏇 – afinidade com outros tipos de artes e esportes;

🎤 – trabalho de desenvoltura no palco, ou seja, extroversão diante de plateias.

 

Não tenha dúvidas de que vale a pena investir nessa arte que trabalha o físico, a mente e o espírito!

Se você gostou do nosso artigo, inspire outras pessoas, compartilhe!

2 comentários sobre “Prática do Ballet Clássico Todas As Idades – Guia de Benefícios Completo”

  1. Eu comecei com 10 anos de idade. Vinha da ginastica olímpica (dos 5 aos 10). Num pais latino (sou cubano) ballet era uma das coisas que eu achei que nunca faria. Mais veio a oportunidade e com ela, a possibilidade de conhecer outras culturas e sustentar a minha família. Não poderia ter sido mais recompensador. Não deixe que o machismo e preconceitos sem sentido abafem o sonho dos seus filhos.

    Encoraje-os!!!!

    • Agradecemos o seu comentário, Yasser! Que bom que compartilhou sua experiência por aqui.
      Tem razão sobre o preconceito, é triste, porque muitos meninos e rapazes gostam e não podem fazer por causa disso.
      Esperamos pela evolução e abertura na mentalidade das pessoas, a dança é incrível para qualquer pessoa!
      Abraço!

Deixe um comentário

WhatsApp chat